Ensino Fundamental
Essa etapa da educação básica é uma transição da educação infantil para o ensino médio. Nesse período é iniciada a alfabetização da criança e posteriormente são introduzidos novos conhecimentos de diferentes áreas. O ensino fundamental compreende a fase do 1º ao 9º ano e atende crianças dos seis aos 14 anos de idade. Por ser o período mais longo da educação básica, é dividido em anos iniciais e finais.
Anos inicias do ensino fundamental
Do 1º ao 5º ano constitui-se os anos iniciais do ensino fundamental. O aluno tem o seu processo de alfabetização iniciado, tendo acesso a atividades lúdicas que proporcionem o seu desenvolvimento motor, cognitivo e social. No 5º ano a criança já está preparada para iniciar uma nova fase, na qual os campos do conhecimento são ampliados e o estudante passa a ter contato com uma maior quantidade de professores.
Anos finais do ensino fundamental
Os anos finais do ensino fundamental são formados pelo 6º ao 9º ano. É um momento que cobra mais maturidade dos alunos e apresenta conteúdos mais complexos. Além disso, é considerada uma etapa importante por representar uma base para a complexidade que será apresentada no ensino médio.
Ensino Médio
Última etapa da educação básica brasileira, o ensino médio tem duração de três anos e seu principal objetivo é aprimorar os conhecimentos obtidos pelos estudantes no ensino fundamental I e II, além de prepará-los para o mercado de trabalho, seja para ingressar imediatamente em uma profissão (possível com a união entre ensino médio e técnico) ou conseguir uma vaga numa Universidade e assim construir aos poucos uma carreira de nível superior.
Durante o ensino médio o adolescente já possui mais independência e está apto para tomar suas próprias decisões. Sendo assim, todo o esforço envolvendo os estudos deve partir dele, e não dos professores, que estão nas salas de aula prontos para ensinar e auxiliar no processo, mas só isso: estudar nas horas vagas, desenvolver trabalhos e pesquisas e investir no futuro profissional só o aluno pode fazer.
Além disso, a adolescência é uma fase que envolve não só questões relacionadas aos estudos, mas também a personalidade do jovem. O ensino médio é, então, uma etapa que permite a criação e o fortalecimento de laços de amizade que podem até mesmo durar a vida toda, além de proporcionar atividades que envolvem o autoconhecimento e outras questões.
O Ensino Médio é o último nível da Educação Básica. Ele é formado por três anos de ensino, sendo o menos extenso dos três níveis. Por ser a última etapa, ela tem um foco no mercado de trabalho, preparando o aluno para um emprego, caso ele também faça um curso técnico, ou para o vestibular, caso ele queira cursar o Ensino Superior.